segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Resenha: João & Maria

João & Maria, por Marcos Bulzara e Ana Paula Bergamasco
Editora: Todas as Falas
Páginas: 192
O que você escolheria: O Amor ou a Razão? Maria é bonita, estudiosa, avessa à badalação e tradicional. João é lindo, extrovertido, arrogante e vocalista de uma banda de rock. ...Ela jamais se aventurou numa paixão. Ele já singrou pelos mares de um amor fulminante. Eles não têm nada em comum. Mas foram feitos um para o outro.

Image and video hosting by TinyPic

“Mas foram feitos um para o outro”. Foi essa frase que me conquistou, quando li a sinopse de “João & Maria”. Participei do book tour, esperando ansiosamente para que o livro chegasse a minhas mãos; quando chegou, passei na frente de tudo e o li bem rápido. E adorei!

Maria sempre foi bem introvertida, estudiosa... Não liga para moda, não quer saber de sair com a galera (que ela não tem) e namorado, então, nem pensar! Já João sempre foi festeiro. Seu sonho, desde que era bem novinho, era se tornar músico – mais precisamente, ser um astro do rock. Após um acidente em que ele quase morreu, seus pais decidem tornar seu sonho uma realidade.


As vidas de Maria e João se cruzam pela primeira vez – sem ele saber – quando a mesma assiste a final de um programa de TV em que a banda de João, Polirock, apareceu, tocou e ganhou o prêmio – um contrato com uma gravadora. A então adolescente se apaixonou pela voz melodiosa de João, e secretamente se tornou fã da banda.

Anos depois, já na faculdade, Maria tem a chance de conhecer a Polirock pessoalmente. Ela está cursando Jornalismo, e o seu namorado, Pedro, dá a ideia de ela escrever sobre a banda para o seu TCC, já que ele é amigo do vocalista e poderia agendar algumas entrevistas para ela. Ao contrário das expectativas, quando Maria conhece João pessoalmente, ela logo já arruma vários defeitos para ele – mas ambos sentiram uma atração muito forte, inegável, mas que deve ser ignorada, por causa de Pedro. Resta saber se, com a convivência quase diária, eles serão capazes de deixar de lado o que sentem e seguirem seus caminhos, como se nunca tivessem se encontrado.

Apesar de o livro não ter superado as minhas expectativas, ele chegou bem perto dela. Eu já conhecia a escrita da Ana Paula Bergamasco, e foi bom ver como ela conseguiu escrever um livro com temática bem diferente de Apátrida. E eu tinha começado a ler O Arquiteto do Esquecimento, livro de Marcos Bulzara, mas não terminei – então acabei conhecendo melhor a escrita do autor através de João & Maria. Os capítulos são intercalados, cada um sendo narrado em primeira pessoa pela Maria ou pelo João. No começo foi difícil me acostumar a esta troca de narrador, mas depois se torna normal. A leitura é rápida, mas a narrativa toma o seu tempo – tudo acontece no momento certo.

Algo que eu sinto que devo destacar – porque gostei muito – é a forma que os escritores desenvolveram o romance. Por mais que a química tenha acontecido no momento em que João e Maria trocaram olhares, a relação deles não começou, realmente, a partir daí. O fato de eles não se gostarem muito e, aos poucos, perceberem mais qualidades um no outro, para então se darem conta de que estavam apaixonados, me fez gostar ainda mais da história, porque senti que ela ficou muito real. Não é aquilo que acontece em alguns romances, em que o casal se conhece em um dia, no outro já está lá nos “finalmentes” e dois dias depois já estão casados, sabem? Essa realidade do romance ganhou pontos comigo.

Por fim, eu indico João & Maria para os leitores que estão em busca de um romance leve e fofo, que mostra que os opostos podem, sim, se atrair, e ainda por cima se completar, se transformando em algo unido e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário