sábado, 14 de julho de 2012

Férias (Finalmente)!

Eu tenho reclamado bastante no twitter, no facebook e nos últimos vídeos da coluna “Na Minha Caixa de Correio”. Sempre sobre o mesmo assunto: as minhas aulas, e o tanto de provas e trabalhos os professores estavam passando, já que eu estava em época de fechamento de bimestre. Bom, acontece que ontem foi o meu último dia de aula, e agora eu terei duas lindas semanas em que eu não terei que acordar às seis e meia da manhã, e poderei ler bastante, e pensar em alguns posts diferentes para o blog. Mas como o Books and Other Things é um blog literário, é claro que esse post não é apenas para eu comemorar meu alívio com o término do bimestre, mas também porque eu decidi postar uma listinha com livros que eu pretendo ler nas minhas férias, e porquê – lembrando que coloquei na lista apenas livros que eu possuo, ok?


1 – Starters, por Lissa Price [Editora Novo Conceito]
Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

Fiquei com vontade de ler “Starters” assim que li a sinopse e vi a capa. Gostei da proposta do livro, e vou aproveitar que o recebi pela parceria com a editora Novo Conceito, e também o fato de ser lançamento, e provavelmente lerei na semana que vem.

2 – Gabriela, Cravo e Canela, por Jorge Amado [Editora Companhia das Letras]
O romance entre a mulata Gabriela e o árabe Nacib na pequena Ilhéus na década de 20 é um dos grandes clássicos do gênero no Brasil. Escrito em 1958, eterniza as virtudes e defeitos da mulher brasileira: sensualidade, leviandade e submissão.

Eu quis ler “Gabriela, Cravo e Canela” quando a novela Gabriela foi ao ar na Rede Globo. Fiquei interessada, achei a capa linda, e pedi para o meu pai comprar para mim. Parece ser um livro bom, e eu já aproveito e conheço a escrita do Jorge Amado, já que nunca li nenhum livro dele.

3 – Silêncio (Hush Hush #3), por Becca Fitzpatrick [Editora Intrínseca]
Nora Grey não consegue se lembrar dos últimos cinco meses. Depois do choque inicial de acordar em um cemitério e descobrir que ficou desaparecida por semanas, ela precisa retomar sua rotina, voltar à escola, reencontrar a melhor amiga, Vee, e ainda aprender a conviver com o novo namorado da mãe. Em meio a tudo isso, Nora é assombrada por constantes pensamentos com a cor preta, que surge em sua mente nos momentos mais improváveis e parece conversar com ela. Alucinações, visões de anjos, criaturas sobrenaturais. Aparentemente, nada disso tem a ver com sua antiga vida. A sensação é de que parte dela se perdeu. É então que o caminho de Nora cruza o de um sexy desconhecido, a quem ela se sente estranhamente ligada. Ele parece saber todas as respostas… e também o caminho até o coração de Nora. Cada minuto a seu lado confirma isso, até que Nora se dá conta de que pode estar apaixonada. De novo.

Eu tenho uma dificuldade muito grande com a série “Hush Hush”, que é a de lembrar o que aconteceu no livro anterior. Não gosto muito da Nora, desde “Sussurro”, mas eu adoro a série, e como acabei de receber “Silêncio”, pretendo lê-lo o mais rápido possível.

4 – Memórias de um Sargento de Milícias, por Manuel Antônio de Almeida [Editora Ática]
Na história de Leonardo - que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar - o autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI.

Na verdade, eu já comecei a ler este livro. Estou gostando da estória, mas a minha leitura foi um pouco lenta, e acabei deixando-o de lado. Vou ver se consigo terminá-lo nas férias, porque apesar de saber o que acontecerá no final, quero ter o prazer de ler eu mesma o resto da estória.

5 – Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Becky Bloom #1), por Sophie Kinsella [Editora Record]
Rebecca Bloom é uma jornalista especializada na área de finanças e uma compradora compulsiva. Na realidade, ela nada entende de economia, apesar de trabalhar no ramo, vive fugindo do gerente de banco e inventa meios malucos de conseguir pagar seu cartão de crédito. Romance de estréia de Sophie Kinsella.

Eu já tenho esse livro há bastante tempo, recebi graças a uma troca que eu fiz. Graças a Deus eu tenho a versão com a capa original, que é muito fofa. O livro é grande, mas todos falam muito bem dele, e se for igual aos livros da Marian Keyes, a leitura provavelmente será bem rápida.

6 – O Mundo de Vidro, por Maurício Gomyde [Editora Porto 71]
Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

Eu já tenho esse livro há bastante tempo, também. Recebi pela parceria com o escritor Maurício Gomyde, mas acabei não lendo até hoje. Eu adoro a capa, e depois de ler “Ainda Não te Disse Nada” e amar, tenho quase certeza que também gostarei bastante de “O Mundo de Vidro”.

7 – Promessa de Sangue (Academia de Vampiros #4), por Richelle Mead [Editora Agir]
A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou Strigoi demais para contar. Mas apenas uma vitima importa… Dimitri Belikov. Rose agora deve escolher, um de dois caminhos bem diferentes: princesa – ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ela ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer. Mas a pergunta é, quando a hora chegar, ele irá querer ser salvo? Agora, com tudo em jogo – e mundos de distancia da St. Vladimir e sua desprotegida e vulnerável, e recentemente rebelde, melhor amiga – Rose pode encontrar forças para destruir Dimitri? Ou, ela vai se sacrificar para ter uma chance em um amor eterno?

Eu sinceramente não sei por que eu não li este livro ainda. Já faz um tempinho que eu comprei, e por algum motivo desconhecido, ficou lá na minha estante, parado. Eu adoro a série Academia de Vampiros, e estou louca para saber o que acontece em “Promessa de Sangue”!

8 – Sushi for Beginners, por Marian Keyes [Editora Penguin UK]
In this book, a nervous breakdown seems like a great idea - all that lying in bed and watching daytime TV. But who’s going to have it? Will it be housewife Clodagh, who spends her days microwaving pasta for her demanding toddlers and waiting for her beautiful husband Dylan to come home? Or Lisa, hard, brittle and shiny as an M&M, reeling from the shock of a demotion from her fabulous job in London to a one-horse magazine in Dublin? Or Ashling, so normal she s weird?

Decidi pegar a sinopse em inglês porque a sinopse em português estava muito grande, ok? Então... Ganhei este livro ano passado, no meu aniversário, e também não sei por que ainda não o li. Eu adoro a Marian Keyes, acho a capa de “Sushi for Beginners” muito fofa, e é também uma ótima oportunidade para eu treinar mais a minha leitura em inglês. Este eu tenho quase certeza que lerei nas férias.

9 – Sereia (Syren #1), por Tricia Rayburn [Editora Verus]
Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.

Desde o lançamento de “Sereia”, eu me apaixonei pela capa, e fiquei com muita vontade de ler o livro, que me conquistou com a sinopse. Já comprei há alguns meses, mas acabei deixando um pouco de lado. Eu já li tanto resenhas positivas quanto negativas sobre ele, mas obviamente, quero ler e tirar minhas próprias conclusões. Mas que parece ser bom, parece.

10 – Prince Caspian (The Chronicles of Narnia #4), por C.S. Lewis [Editora Harper Tropy]
Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Cáspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua trompa mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.

Na página da versão em inglês do livro no skoob não tem a sinopse, então peguei em português, mesmo... Já tenho esse livro há mais de um ano, ele faz parte de um box da série As Crônicas de Nárnia que minha mãe comprou pra mim. Eu pretendia ler um livro por mês, mas acabei interrompendo o “ciclo”. Enfim, pretendo continuá-lo agora. E assim como em “Sushi for Beginners”, é outra oportunidade para eu praticar a leitura em inglês.

---

Apesar de a lista ter dez livros, isso não quer dizer que eu lerei todos durante as férias. Como eu falei, são livros que eu pretendo ler. A maioria são livros que eu já tenho a um tempinho, e estão meio esquecidos na estante. Ah, e os livros não estão em nenhuma ordem de preferência, ok? Fui olhando a minha estante no skoob e colocando na lista. Mas enfim, eu quero saber é o que vocês acharam: gostaram da lista? Concordam com ela, e com os motivos pelos quais quero ler estes livros? E quais livros vocês pretendem ler nas férias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário