sábado, 3 de agosto de 2013

Sessão Pipoca #35 – “Minha Mãe é uma Peça”, “Universidade Monstros” e “O Concurso”


• Minha Mãe é uma Peça – O Filme (2013)
Título Original: Minha Mãe é uma Peça – O Filme
Direção: André Pellenz
Gêneros: Comédia, Nacional
Duração: 85 minutos

Adaptação da comédia que já levou quase um milhão de espectadores aos teatros pelo Brasil, “Minha Mãe é uma Peça – O Filme” acompanha as hilárias peripécias de Dona Hermínia, uma mulher de meia idade, aposentada, que após ser trocada pelo marido por uma mulher mais nova e não ter mais que cuidar dos filhos já crescidos, tem como preocupação maior procurar o que fazer. Sem um trabalho ou um companheiro, a nada simpática Dona Hermínia passa seu tempo desabafando com a tia idosa, fugindo da vizinha fofoqueira, ou “enchendo o saco” dos filhos ao tentar continuar a “cuidar” da vida deles.

A Dona Hermínia retrata muitas mães pelo mundo, que ficam sem saber o que fazer quando os filhos crescem, que acabam “metendo o bedelho” onde não são chamadas e, no final, ainda são tachadas de chatas e irritantes só por quererem cuidar de seus pimpolhos – já crescidos. O filme mostra bem o lado materno desse drama mãe x filhos e também deixa uma lição aos “aborrecentes” de plantão: cuidem das suas mães, as respeitem, porque você nunca sabe como será o dia de amanhã!

Quando vi o trailer de “Minha Mãe é uma Peça – O Filme”, já sabia que queria assistir esse filme justamente com a minha mãe. Ela adora comédia e é tipo Dona Hermínia, então imaginei que ela gostaria de assistir o filme no cinema comigo. No final, nos divertimos pra caramba – eu até chorei, porque tem umas cenas emocionantes no longa – e saímos de lá nos abraçando e brincando uma com a outra (como sempre). Esse filme é bom pra ver com a família (de preferência com a sua mãe). Eu gostei muito e fiquei com muita vontade de ter visto a peça. Recomendadíssimo!



• Universidade Monstros (2013)
Título Original: Monsters University
Direção: Dan Scanlon
Gêneros: Animação, Comédia, Família
Duração: 107 minutos

Mike Wazowski e James P. Sullivan são uma dupla inseparável, mas isso nem sempre foi assim. Do momento que esses dois incompatí­veis monstros se conheceram, eles não podiam suportar um ao outro. “Monsters University” abre a porta de como Mike e Sulley superaram suas diferenças e se tornaram melhores amigos.

“Universidade Monstros” é um prequel de “Monstros S.A.”, lançado em 2001 e clássico infantil (quem nunca assistiu a esse filme, né?). Em UM (vou abreviar, ok?), nós vemos o Mike e o Sully antes de eles se tornarem assustadores profissionais. O filme mostra a trajetória dos dois quando eles vão para a Universidade, quando se conhecem e, finalmente, quando têm que superar suas diferenças para ajudar um ao outro.

Eu já imaginava, é claro, que “Universidade Monstros” não ia, em momento nenhum, superar “Monstros S.A.”. Eu não assisti no cinema, o que foi uma pena, porque acho que a experiência teria sido melhor – já que assisti online e fiquei toda hora pausando o filme. Mas enfim, eu gostei bastante do filme, achei divertido, fofo, com aquelas “morais da história” dos filmes infantis e, o melhor de tudo: capaz de encantar de crianças a idosos (mas eu acho que encantará mais as crianças). Parte ruim: gente, cadê a Boo? D: #sdds Ela poderia fazer uma ponta no filme, lá no útero da mãe dela, sei lá. :/



• O Concurso (2013)
Título Original: O Concurso
Direção: Pedro Vasconcelos
Gêneros: Comédia, Nacional
Duração: 87 minutos

Dentre os milhares de candidatos que tentam uma vaga de Juiz Federal, apenas quatro jovens candidatos, de diferentes cantos do Brasil, se qualificam para a última fase do concurso. No Rio, eles decidem aproveitar o fim de semana, eles passam pelas mais hilárias e imagináveis situações.

Quando eu e a minha mãe assistimos “Minha Mãe é uma Peça – O Filme”, vimos o trailer de “O Concurso” e ficamos interessadas. Fomos assistir juntas, já esperando toda aquela comédia que o trailer prometia. O filme não é ruim, mas eu não me diverti taaanto assim.

Como a sinopse diz, “O Concurso” foca nos quatro candidatos que disputam a vaga de Juiz Federal. Freitas, Caio, Rogério Carlos e Bernardo vêm de diferentes partes do Brasil até o Rio de Janeiro – a não ser o próprio Caio, que é carioca – para fazer a prova oral, que acontecerá na segunda-feira pela manhã. Antes disso, eles passarão o final de semana na cidade. É esse final de semana que muda pra sempre a vida deles, aumentando ou diminuindo a possibilidade de um deles se tornar Juiz Federal.

Eu dei três porquinhos e meio para “O Concurso” porque esperava mais do filme, graças ao trailer; porque achei a participação da Sabrina Sato meio boba, apesar de engraçada; o filme não tinha tanta comédia quanto eu gostaria... Mas ao mesmo tempo gostei do tema abordado, das atuações – Fabio Porchat – e, principalmente, do final do filme. Então, no final, acho que vale a pena assistir, só não precisa ir com as expectativas muito altas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário