sábado, 18 de agosto de 2012

Sessão Pipoca #29 – Entrevista com o Vampiro

Entrevista com o Vampiro (1994)
Título Original: Interview With the Vampire
Gêneros: Fantasia, Terror.
Duração: 123 minutos.
Acidentalmente, um repórter (Christian Slater) começa uma conversa com um homem (Brad Pitt) que diz ser um vampiro com duzentos anos e conta a trajetória de sua vida, desde a época em que ainda não era vampiro e como foi infectado pelo vampiro Lestat (Tom Cruise), com quem teve grandes aventuras, mas também grandes desavenças.

Image and video hosting by TinyPic

Juro que apesar do nome, eu nunca parei para pensar que o filme “Entrevista com o Vampiro” é feito, realmente, em forma de entrevista. Um repórter começa a entrevistar Louis, um homem que se diz um vampiro. Ele conta como era a sua vida antes de se tornar um vampiro, fala sobre a morte de sua esposa, e como queria morrer também. Até que Lestat, um vampiro, decidiu aproveitar-se disso e transformá-lo em seu companheiro.

Louis, porém, não se acostumou facilmente com o modo de vida de Lestat: expansivo, brincalhão, que mata por prazer e não se importa com os seres humanos. O vampiro recém-criado não queria isso para si, e é a partir desse ponto que é desenvolvida a relação de amor e ódio de Lestat e Louis: ora eles são companheiros, um cuidando do outro; ora são praticamente inimigos mortais, pouco se importando com o bem estar do “amigo”.


Após uma briga com Lestat, Louis sai para passear e vai para uma área infectada por uma doença que matou praticamente todos que moravam naquele bairro. Ele vê uma criança viva, ao lado de sua mãe já em estado de decomposição, e acaba se descontrolando e a atacando. Ele a leva para casa e Lestat a transforma em vampira. Era o membro que faltava para uma família feliz. Só que não.

Faz muito tempo que eu queria assistir “Entrevista com o Vampiro”. Eu já conhecia o filme, várias pessoas me falaram bem dele, e sinceramente não sei por que eu não assisti antes. Confesso que quando terminei de ver o filme, pensei: para quê duas horas de duração? Acho que esse foi o único ponto que me incomodou quando ao filme. Por vezes fiquei pensando coisas como “essa cena não vai acabar nunca?” ou “para quê essa cena existe, Senhor?”. Mas tudo bem, porque isso não desmerece o filme – ele continua sendo muito bom.

Apesar de ser um filme antigo, e de alguns efeitos serem meio toscos – como os vampiros voando, por exemplo – eu gostei bastante de alguns detalhes bem trabalhados. A maquiagem, por exemplo, que ficou impecável. Tem uma parte no filme (não posso contar, senão é spoiler) em que eu fiquei bem admirada de como conseguiram tornar aquilo tão real! Ponto para “Entrevista com o Vampiro”.

E preciso dizer qual é o ponto forte do filme? Com certeza é a atuação. Eu me apaixonei pela personagem e pela atuação de Kirsten Dunst – ela ficou responsável por Claudia, a criança que foi transformada em vampira. Tom Cruise como Lestat ficou perfeito! E o que dizer sobre Brad Pitt como Louis? Ele é o ponto alto do filme, com certeza. Tudo gira ao redor dele. Considerando os outros filmes que eu já assisti do Brad, considero esse o melhor; melhor atuação, melhor roteiro, melhor papel... Melhor tudo!

Agora minha consideração final: Tem como não amar “Entrevista com o Vampiro”? O filme é baseado no romance homônimo de Anne Rice, que faz parte da série Crônicas Vampirescas. Tenho muita vontade de ler este livro – esta série, na verdade – ainda mais depois de ter assistido o filme. Deixo esta indicação para um filme denso, porém muito bom, clássico, sobre um tema que hoje em dia está bem “esculhambado” – mas que foi bem desenvolvido aqui – e que você tem que assistir, mesmo que não goste. Nem que seja só para dizer que assistiu, entende?

Nenhum comentário:

Postar um comentário