sábado, 28 de julho de 2012

Sessão Pipoca #27 – Garota Fantástica

• Garota Fantástica (2009)
Título Original: Whip It!
Gênero: Ação, Comédia, Drama, Esporte.
Duração: 111 minutos.
"Garota Fantástica" conta a história de Bliss Cavendar (Ellen Page), uma garota rebelde e fã de rock independente que mora numa cidadezinha do Texas. A mãe de Bliss espera que ela participe de um concurso de beleza, mas contra o que se espera, ela entra para uma equipe muito especial de patinação e se inscreve em um torneio onde conhece outros jovens como ela. Agora, Bliss está prestes a entrar numa nova aventura da sua vida e durante isso ainda poderá descobrir o amor.

Image and video hosting by TinyPic

A mãe de Bliss quer que sua filha participe de vários concursos de beleza, achando que está dando a ela a oportunidade que nunca teve. A garota, que não gosta desse tipo de coisa, faz o que a mãe pede, por um lado, para agradá-la, e por outro, para não perder tempo discutindo. Mas um dia Bliss vê um cartaz, um convite para o torneio de Roller Derby, e ela decide ir com sua melhor amiga, Pash (Alia Shawkat). Lá ela conhece um mundo diferente, pelo qual ela fica encantada.

Bliss vê aquelas mulheres patinando em uma pista oval, batalhando pela liderança do campeonato, e logo já fica animada. No final do “jogo”, ela vai até uma das competidoras, que diz a ela que as inscrições para entrar no time estão abertas, e a seleção aconteceria dali a alguns dias. Bliss decide participar, e quando ela entra para o time, descobre que essa sim é a sua vocação, e não participar de concursos de beleza. Pena que ela está mentindo para os seus pais sobre o motivo de ela estar voltando mais tarde para casa, e também para as suas colegas de grupo, que não sabem que ela tem apenas dezessete anos, e não vinte e um, que é a idade necessária para jogar com o time. Será que isso vai dar certo?

“Garota Fantástica” é um filme sensacional! Lembro que eu tinha assistido só da metade até o final, e já gostei muito. Então, depois de muito tempo, decidi assistir o filme inteiro, e só posso dizer que já é um de meus filmes favoritos. Posso enumerar vários motivos para isto: a trilha sonora é ótima, com músicas que combinam muito bem com o filme; as atuações estão maravilhosas, dando destaque para Ellen Page (que não em conquistou nem um pouquinho em Juno) e Marcia Gay Harden, que interpreta a mãe de Bliss; a direção (que ficou por conta de Drew Barrymore) e a fotografia também estão ótimas, e são pontos fortíssimos para o filme; e por fim, o roteiro, que fala sobre um esporte super legal (não tão conhecido aqui no Brasil), e desenvolve, ao mesmo tempo, o relacionamento mãe e filha, o amor pelo Roller Derby, o relacionamento entre melhores amigas, etc.

Só posso dizer que me apaixonei pelo esporte (aliás, para quem não conhece, Roller Derby é um esporte que existe mesmo, e já está começando a ser praticado aqui no Brasil, apesar de estar longe de ganhar campeonatos e etc, eu acho), e o filme me conquistou totalmente. É como eu comentei na página do filme no filmow: Eu poderia assistir duas, cinco ou mil vezes, e nunca se tornaria cansativo. E não se tornaria, mesmo. Eu recomendo “Garota Fantástica”, independentemente de sua idade, seus gostos ou qualquer outra coisa. Simplesmente assista, porque vale a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário