quinta-feira, 31 de maio de 2012

Perfil de Série: Glee


Glee é uma série de televisão musical, comédia dramática estadunidense. É transmitida pelo canal FOX, e foi ao ar pela primeira vez em 19 de maio de 2009. Foi criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan, e hoje conta com três temporadas completas. “A temporada foi nomeada para dezenove Emmy Awards, quatro Globos de Ouro, seis Satelit Awards e cinquenta e sete outros prêmios, com vitórias, incluindo o Globo de Ouro 2010 para Melhor Série de Televisão - Comédia ou Musical, e prêmios Emmy de Jane Lynch, estrela convidada Neil Patrick Harris e de direção para Murphy pelo episódio piloto.” (Wikipédia). E, para completar, é também uma das minhas séries preferidas.

A série conta a história do Glee Club, um coral chamado “New Directions”, que compete regional e nacionalmente, tentando ganhar o prêmio do Campeonato Nacional de Corais. O Glee Club que conhecemos foi criado por Will Schuester, um professor de espanhol meio que fracassado, que quer reviver a época em que ele próprio fazia parte do Glee, e também quer ajudar os estudantes que tem talento a alcançarem seus objetivos – seja na Broadway, como cantores pops, etc.


Os primeiros estudantes a entrarem no Glee Club foram Rachel Barry (Lea Michele), uma aspirante a estrela da Broadway; Kurt Hummel (Chris Colfer), um garoto gay com uma voz potente, que também pretende ir à Broadway; Tina Cohen-Chang (Jenna Ushkowitz), uma garota meio estranha, cujos sonhos eu não me lembro; Mercedes Jones (Amber Riley), uma garota negra que quer ser a nova Mariah Carey; e Artie Abrams (Kevin McHale), um garoto paraplégico, cujos sonhos eu também não me lembro bem (desculpem, memória péssima detected). A princípio, o New Directions não ia nem um pouco bem. Os participantes não sabiam dançar, não tinham sincronia e nem relações estabelecidas, o que causava um pouco de estranhamento entre si. Foi só quando Finn Hudson (Corey Monteith), quarterback, garoto mais popular da escola e capitão do time de futebol entrou no Clube – trazendo sua namorada, Quinn Fabray (Dianna Agron), capitã das líderes de torcida e garota mais popular da escola – que as coisas começaram a mudar – e melhorar.

A série já fez sucesso desde os seus primeiros episódios, tendo a segunda temporada confirmada antes mesmo de a primeira estar perto de acabar. Atualmente, a série é exibida também na Rede Globo – num horário ruim, convenhamos. Glee ganhou bastante destaque após o primeiro episódio especial, intitulado “The Power of Madonna”, apenas com músicas da cantora. Mas foi na segunda temporada, já com personagens novos e os antigos mais amadurecidos, que a série realmente ganhou mais destaque. Um dos primeiros episódios foi especial também, apenas com músicas da Britney Spears, intitulado “Britney/Brittany”. Foi também nesta temporada que eles apresentaram as primeiras músicas originais do seriado, no episódio “Original Song” – aliás, amei ambas as músicas. E tem também o melhor especial de todos, em minha opinião: “Michael”, episódio tributo ao Michael Jackson.


Eu adoro Glee! Sério, já ouvi várias pessoas dizendo – com todo respeito – que não gostam porque tem músicas toda hora, e as danças e tal; mas é justamente disto que eu gosto. Ok, algumas vezes eu passo algumas músicas, mas eu assisto, geralmente, o episódio inteiro. Gosto dessa loucura de um personagem começar a cantar no refeitório, e logo todos acompanharem ele, dançando junto e tal. É a magia de Glee. E outra coisa que eu adoro é que o enredo de Glee tem melhorado muito. O amadurecimento dos personagens, a melhoria do roteiro, as músicas mais conhecidas – e as originais, então, me mataram! Hahaha. Claro que tem seus defeitos, mas isso é normal de qualquer coisa no mundo.

Uma coisa que me irrita bastante – e também irrita muitos fãs da série – é o foco que o Ryan dá à Rachel. Ok, nós sabemos que ela é a estrela do seriado, mas muitas vezes ele deixa de falar sobre os outros personagens pra jogar a câmera pro lado da Rachel. Isso é chato, muitas vezes. Mas tudo bem, porque ela é irritante, egoísta e se acha, porém tem uma voz ótima, e já rendeu muitas cenas engraçadas.

Por ser uma série musical, Glee conta com vários álbuns lançados. Só os “normais”, são sete: “Glee: The Music, Volume 1” – e os outros só muda o número. Mas tem também os álbuns dos episódios especiais, como “Glee: The Music, The Power of Madonna”, “Glee: The Music, Journey to Regionals”, “Glee: The Music, The Rocky Horror Glee Show”, “Glee: The Music, The Christmas Album” – que tem volume dois também –, “Glee: The Music, The Graduation Album”, entre outros. Eu só escutei os três primeiros volumes, mas gostei das músicas que eles escolheram. Ainda assim, prefiro os álbuns especiais – principalmente o Journey to Regionals.


A quarta temporada já foi confirmada, e eu falei sobre a season finale da terceira temporada neste post aqui, lembram? Gostei bastante da season finale, chorei pra caramba, e acho que este último episódio deu um ótimo gancho para a próxima temporada. Espero que o enfoque mude um pouquinho, deixando a Rachel de lado – o que eu duvido, mas ok. Ah, e quero ver também quais personagens serão agregados à série, já que a segunda temporada do The Glee Project está pra começar. E enfim, que venha mais uma temporada de Glee, porque a fã aqui já está ansiosa!



Imagens: Wikipédia e WeHeartIt

Nenhum comentário:

Postar um comentário