sexta-feira, 27 de abril de 2012

Resenha + Promoção: O Espião

O Espião, por Clive Cussler & Justin Scott
Isaac Bell #3
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo.

Image and video hosting by TinyPic

Recebi “O Espião” da editora Novo Conceito, há um tempinho atrás. Quando comecei a lê-lo, confesso que não me interessei muito, e fiquei bem confusa com os termos para navios, e a agilidade com a qual a estória fluía. Logo em seguida tive que parar a leitura, e recomecei uns dias depois. Por causa disso, me senti um pouco mais confusa sobre a estória. Mas quando eu passei da metade do livro, não deu outra: me apaixonei pela astúcia de Isaac Bell, e por toda a trama montada por Clive Cussler e Justin Scott.

Em 1908, a corrida por couraçados estava cada vez maior. Guerras estavam em iminência, e cada país tinha que se armar da forma que podia contra os seus inimigos. E os Estados Unidos, que poderiam guerrear na água, tinham que pensar nos melhores navios de guerra possíveis. Levando em conta que a Grande Frota Branca não era considerada tão ‘grande’ assim, os couraçados tinham que ser os melhores.

Quando Arthur Langner, um dos melhores projetistas de canhões de couraçados, morre num plausível suicídio, sua filha, Dorothy, recorre à agência de detetives Van Dorn, alegando que seu pai não seria capaz de se matar. O detetive mais famoso da agência, Isaac Bell, entra no caso e procura pistas de um assassinato. E acha. Pistas de um assassinato muito bem tramado.

Logo após isso, outros dois homens muito importantes no desenvolvimento dos couraçados também morrem “acidentalmente”. E Isaac Bell presencia a morte de mais um (e definitivamente não foi um acidente). As suspeitas já estão firmadas: há um espião matando todas as mentes importantes para a Marinha dos Estados Unidos. Mas quem ele é? E como pegá-lo?

“O Espião” é aquele tipo de livro que começa lento, depois acelera um pouco, e enfim tudo começa a acontecer, e você não consegue mais parar a leitura. Como eu comentei no começo da resenha, fiquei um pouco confusa em relação aos termos usados, quem era quem e etc, mas aos poucos fui me acostumando aos diálogos cheios de informação, narrativa rápida e aos canhões, couraçados e etc.

O ponto forte do livro não é você descobrir quem é o espião. Isso é revelado rapidamente, acho que um pouco antes – ou logo após – a metade do livro (se não me engano). O legal mesmo é você descobrir sobre quem ele tem controle, porque ele está fazendo tudo isso, como ele começou todo o plano e etc. Ah, uma dica: coincidências nunca são coincidências, até que se prove o contrário.

A capa de “O Espião” é muito bonita, e tem tudo a ver com a estória. Não há muita diagramação dentro do livro, mas tudo bem, não era realmente necessário. O livro é dividido em cinco partes, sendo a última um epílogo – e eu adorei essa divisão, porque ela não serve só para dividir o livro; ela mostrou uma nítida mudança no rumo da estória. Eu adorei o livro, só não levou dez por esses momentos lentos e de confusão. Mas vale a pena comprar – ou participar da promoção, logo abaixo – e ler “O Espião”. A estória é muito boa e bem articulada. Parabéns ao Clive Cussler e ao Justin Scott.


---

Agora vamos falar de coisa boa? Vamos falar de texpix promoção? Sei que todos vocês gostam, e eu enrolei demais com essa, né? Pois é, me desculpem. Mas enfim, aí abaixo estão as regras, o formulário e as considerações finais, naquele estilo que vocês já conhecem. Participem, e lembrem-se de comentar para eu saber se vocês gostaram da resenha.


Regras
  1. Seguir o blog através do Google Friend Connect;
  2. Ter endereço de entrega no Brasil;
  3. Preencher o formulário no Rafflecopter corretamente.

a Rafflecopter giveaway

 Considerações Finais
  1. A promoção inicia hoje e termina no dia 27/05;
  2. O sorteio é feito pelo próprio Rafflecopter, usando o Random.org;
  3. O sorteado terá três dias para me responder com o seu endereço completo;
  4. Eu enviarei o kit – que contem uma pasta "top secret" (estilo americano), o livro, um chaveiro com bússola e um marca-páginas – dentro de trinta dias;
  5. Caso o sorteado não responder, um novo sorteio será feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário