sábado, 24 de março de 2012

Estreia: Jogos Vorazes

É gente, mais um post sobre Jogos Vorazes, haha. Dessa vez eu vim falar sobre o filme, que estreou ontem no mundo todo. Eu fui assistir com o meu primo; pegamos a segunda sessão (sem contar a pré-estreia) do Floripa Shopping, e eu vou contar para vocês como é o filme, as mudanças e etc. Então atenção, esse post contém spoilers sobre o livro e o filme!

Nós chegamos bem cedo no shopping, faltava pouco mais de uma hora para a sessão começar. Compramos os ingressos – e tinham várias cadeiras livres, na verdade. Como no Floripa as salas de cinema tem lugares marcados, ficamos zanzando pelo shopping, até as 15h; aí, finalmente, fomos para a sala. A sessão começava às 15h20, mas o filme começou dez minutos depois, graças aos trailers dos outros filmes, e etc.

Jogos Vorazes (2012)
Título Original: The Hunger Games
Gênero: Ação, Drama, Ficção Científica, Thriller
Duração: 142
A história é ambientada nas ruínas futuristas da América do Norte, agora dividida em uma capital e 12 distritos. Cada distrito fornece dois adolescente entre 12 e 18 anos, que competem no reality show de sobrevivência que dá nome ao livro. A trama é centrada em Katniss, adolescente de 16 anos que vai para o reality show no lugar de sua irmã, sorteada pelo distrito.

Image and video hosting by TinyPic

Quanto ao filme... Eu gostei bastante. Quase perfeito. Não mudaram praticamente nada – mas isso, pelo o que eu li, deve-se também ao fato de a Suzanne já ter sido roteirista, portanto ela escreveu a série pensando num filme... Tecnicamente. Acho que as escolhas dos atores foi digna, e as atuações foram muito boas. Eu mudaria o Haymitch, imaginei ele um pouco diferente. E o Josh Hutcherson, ator que interpreta o Peeta, tem uma carinha de ‘songo-mongo’, mas tudo bem, haha.

Quanto à adaptação... Algumas partes mudaram. Por exemplo: quando é anunciado que dois tributos podem ganhar, se forem do mesmo distrito, é noite e a Katniss grita o nome do Peeta; no filme, é dia e ela apenas sussurra o nome. Quando a Katniss joga as teleguiadas nos carreiristas, é noite, ela estava dormindo, e a Rue aponta a... “Colmeia” para ela; no filme, é dia – comecinho da manhã –, mas de resto foi igual... Há não ser a parte em que o Peeta manda a Katniss correr – o Cato deveria ter aparecido nesta hora, o que não acontece no filme. Algumas cenas também foram cortadas, a maioria da parte em que a Katniss e o Peeta estavam na caverna, e algumas também da Rue com a Katniss. E outra coisa que mudaram, e eu não gostei nem um pouco: a Rue ter dito á Katniss onde estava o Peeta – ela devia ter descoberto por si só. Ah, outra coisa que muitos comentaram no Filmow é que no filme forçaram um pouco o romance da Katniss com o Peeta, já que no livro ela ficou bem confusa quanto aos seus sentimentos, e está meio fingindo, meio sentindo, este romance.

Agora os pontos positivos, as coisas que não mudaram. O que eu mais reparei foi quanto às mortes. Todos foram mortos na ordem certa, dos jeitos certos, pelas pessoas certas. Até a morte do Cato – que aceleraram um pouquinho, mas OK – foi bem fiel ao livro. A trilha sonora também ficou muito legal, o roteiro e a direção ficaram show! Os efeitos especiais estavam bons, nem péssimos nem ótimos... Na medida. Poderia ter sido melhor, mas não atrapalha nem um pouco, já que o filme é bem “real”, digamos – não há muito no que por efeitos especiais, acho. O filme também é um pouco parado, calmo, mas acho que isso se deve à duas coisa: primeiro, grande parte do filme retrata a ‘parte um’ do livro, em que é tudo bem calmo, mesmo; segundo porque é o filme que inicia a série – “Em Chamas”, provavelmente, terá muito mais ação!

Basicamente, depois de assistir ao filme – que tem quase duas horas e meia – eu fui ao Burger King, e depois direto para casa, haha. Mas antes do filme, eu comprei o combo médio de pipoca doce + refrigerante, e com mais um real, ganhei uma cooler do filme – vocês conferem na foto. É muito linda, eu amei! Guardei também o saquinho da pipoca, só porque eu gosto de guardar essas tranqueiras inúteis, enfim.

Foi isso, gente. Não fiz bem uma resenha do filme, eu queria mais é comparar com o livro, contar os pontos bons e ruins. Mesmo assim eu deixei a minha nota, haha. Eu espero que vocês tenham gostado. Para quem já assistiu ao filme: gostaram? Concordam com o que eu falei? Deixem suas opiniões, fiquem a vontade (:

Happy Hunger Games!
And may the odds be ever in your favour!

Nenhum comentário:

Postar um comentário